Abordagem utiliza mapas digitais de arquitetura em 2D - disponíveis para muitos edifícios - associados a sensores de baixo custo
Uma equipe de cientistas da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, relata o desenvolvimento de um sistema de navegação para ambientes internos destinado a guiar pessoas com deficiência visual. Os pesquisadores responsáveis pelo projeto Kostas Bekris e Eelke Folmer explicam como desenvolveram um sistema de navegação acessível, de baixo custo, chamado Navatar, capaz de rodar em um smartphone padrão.
De acordo com informações postadas no site Eurekalert, o sistema utiliza mapas digitais de arquitetura em 2D disponíveis para muitos edifícios, associados a sensores de baixo custo - como acelerômetros e bússolas - disponíveis na maioria dos smartphones para orientar pessoas com deficiência visual. O sistema localiza e rastreia os usuários no interior do edifício, encontrando o caminho mais adequado com base em suas necessidades, fornecendo o passo-a-passo para o destino desejado.
"Para sincronizar o local, o nosso sistema combina algoritmos probabilísticos e os recursos naturais de pessoas com deficiência visual para detectar pontos de referência no seu ambiente por meio do toque, como cruzamentos de corredores, portas, escadas e elevadores", diz Folmer.
O pesquisador explica que como celulares com touch screen são difíceis de serem utilizados por deficientes visuais, os sentidos do Navatar são fornecidos por meio de uma voz sintética e os usuários confirmam a presença de um marco por confirmação verbal ou pressionando um botão no telefone ou em um fone de ouvido. A vantagem dessa abordagem é que o usuário pode deixar o telefone em seu bolso deixando as mãos livres para utilizar bengala, ou realizar o reconhecimento tátil do espaço.
Agora a equipe busca implementar o dispositivo para aplicações em ambientes externos, por meio de sistemas de navegação que usam GPS.
Detalhes da Pesquisa!
Fonte: ISAUDE
Detalhes da Pesquisa!
Fonte: ISAUDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário