O que é Autismo?
O autismo é uma alteração cerebral, uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta a capacidade da pessoa se comunicar, compreender e falar, afeta seu convivio social.
O autismo infantil é um transtorno do desenvolvimento
que manifesta-se antes dos 3 anos de idade, e é mais comum em meninos
que em meninas e não necessariamente é acompanhado de retardo mental
pois existem casos de crianças que apresentam inteligência e fala
intactas.
Existe também o Transtorno Invasivo do Desenvolvimento
(TID) que difere do autismo infantil por evidenciar-se somente depois
dos 3 anos de idade, referir-se a um desenvolvimento anormal e
prejudicado e não preencher todos os critério de diagnóstico. O autismo
atípico surge mais freqüentemente em indivíduos com deficiência mental
profunda e em indivíduos com um grave transtorno específico do
desenvolvimento da recepção da linguagem.
Por ainda não ter uma causa específica definida, é
chamado de Síndrome (=conjunto de sintomas) e como em qualquer síndrome o
grau de comprometimento pode variar do mais severo ao mais brando e
atinge todas as classe sociais, em todo o mundo.
Leo Karnner foi o primeiro a classificar o autismo em
1943, logo após em 1944 Hans Asperger pesquisou e classificou a Síndrome
de Asperger, um dos espectros mais conhecidos do Autismo.
HISTÓRIA - CONCEITO DO AUTISMO
Leo Kanner ( Psiquiatra
austríaco radicado nos Estados Unidos. Nascido em 13 de junho de 1894,
em Klekotow, Áustria e falecido em 4 de abril de 1981 ) e m 1943 publicou a obra que associou seu nome ao autismo "Autistic disturbances of affective contact", na revsta Nervous Children, número 2, páginas 217-250. Nela estudou e descreveu a condição de 11 crianças consideradas especiais, que tinham em comum "um isolamento extremo desde o início da vida e um desejo obsessivo pela preservação da rotina", denominando-as de "autistas".
Já existiram muitos questionamentos e hipoteses sobre
origem do autismo. Uma delas era de que os pais poderiam ser culpados
pelo extremo isom=lamento da criança, Então 1969 durante a primeira
assembelia da National Society for Autistic Children (hoje Autism
Society of America - ASA) , Leo Kanner absolve publicamente os pais de
serem a causa do desenvolvimento da sindrome autistica em seus filhos.
Ele continuou a ocupar-se de crianças com autismo por muito tempo, por
isso voltou a sua primeira hipotese de que o autismo é um disturbio
inato do desenvolvimento.
Em 1972 nos Estados Unidos é reconhecido o programa
TEACCH – The Treatment and Education of Autistic and Related
Communication Handicapped Children ( em português: Tratamento e Educação
para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação)
criado por Eric Schopler Professor de psicologia e diretor desse
programa da Universidade da Carolina do Norte até 1994. Um dos pontos
principais desse método é a colaboração entre equipe educadora e a
família.
A partir de 1980 com a 3ª edicão do Manual Diagnóstico
e Estatístico (DSM III) é introduzido o capitulo dedicado a Distúrbio
Generalizado do Desenvolvimento no qual o autismo passa a estar.
SINTOMAS COMUNS
Conforme - ASA ( Autism Society of American). A
maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança
variando em intensidade de mais severo a mais brando.
1. Dificuldade de relacionamento com outras crianças
2. Riso inapropriado
3. Pouco ou nenhum contato visual
4. Não quer ser tocado
5. Isolamento; modos arredios
6. Gira objetos
7. Cheira ou lambe os brinquedos, Inapropriada fixação em objetos
8. Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade
9. Ausência de resposta aos métodos normais de ensino
10. Aparente insensibilidade à dor
11. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
12. Procedimento com poses bizarras (fixar objeto
ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem
por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determina maneira
os alisares)
13. Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
14. Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina
15. Age como se estivesse surdo
16. Dificuldade de comunicação em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras
17. Não tem real noção do perigo
18. Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos
COMPORTAMENTOS DO INDIVÍDUO COM AUTISMO
(Segundo a ASA)
(Segundo a ASA)
USA AS PESSOAS COMO FERRAMENTAS | RESISTE A MUDANÇAS DE ROTINA | NÃO SE MISTURA COM OUTRAS CRIANÇAS | APEGO NÃO APROPRIADO A OBJETOS | ||
NÃO MANTÉM CONTATO VISUAL | AGE COMO SE FOSSE SURDO | RESISTE AO APRENDIZADO | NÃO DEMONSTRA MEDO DE PERIGOS | ||
RISOS E MOVIMENTOS NÃO APROPRIADOS | RESISTE AO CONTATO FÍSICO | ACENTUADA HIPERATIVIDADE FÍSICA | GIRA OBJETOS DE MANEIRA BIZARRA E PECULIAR | ||
ÀS VEZES É AGRESSIVO E DESTRUTIVO | MODO E COMPORTAMENTO INDIFERENTE E ARREDIO |
ALGUNS ESPECTROS DO AUTISMO
Ao conjunto de determinadas
variações, chamamos de Espectro do Autismo, pois somam-se as
características autísticas, outras específicas de cada grupo de outros
sintomas.
Distúrbio Abrangente do Desenvolvimento
Autism - High Functioning, Asperger's Syndrome, PDD, PDD-NOS.\
CAUSAS DO AUTISMO
A causa específica, ainda é desconhecida mais há várias suspeitas de que pode compreender alguns desses fatores:
-
Influência Genética
-
Vírus
-
Toxinas e poluição.
-
desordenes metabólicos
-
Intolerância inmunologica
-
Infecções virais e grandes doses de antibioticos nos primeiros 3 anos.
SOBRE METAIS PESADOS - Uma das possíveis causas
Os seres vivos necessitam de pequenas quantidades de
alguns desses metais, incluindo cobalto, cobre, manganês, molibdênio,
vanádio, estrôncio, e zinco, para a realização de funções vitais no
organismo. Porém níveis excessivos desses elementos podem ser
extremamente tóxicos. Outros metais pesados como o chumbo e cádmio e o
mercúrio já citado antes, não possuem nenhuma função dentro dos
organismos e a sua acumulação pode provocar graves doenças, sobretudo
nos mamíferos.
Quando lançados como resíduos industriais, na água, no
solo ou no ar, esses elementos podem ser absorvidos pelos vegetais e
animais das proximidades, provocando graves intoxicações ao longo da
cadeia alimentar.
A ingestão, inalação ou absorção pela pele, de metais
pesados ou substâncias que componham o mesmo, pode resultar em situações
como o autismo, atraso mental, doenças, cansaço ou o sindroma do Golfo.
Porém ainda que sendo apenas uma hipotése , ela não
deixa de ter boas bases científicas e hoje os laboratórios começam a
abandonar o uso do mercúrio como conservante, em parte devido à pressão
da opinião pública.
Mesmo que esse seja o motivo para o autismo não é o
único. Existem diversas substâncias que estamos a acostumados de certo
modo e algumas nos são impostas no convívio social como tabaco, poluição
(sobretudo os gases de escape dos automóveis e fábricas), álcool, vemos
que estamos vivendo num mundo demasiado poluído e que pode agravar toda
esta situação.
A Medicina Alternatica Complementar (CAM), portanto,
pode ajudar pessoas com autismo. Ao verificar qual foi o dano causado no
organismo (seja no sistema imunológico, alérgias ou outros problemas) e
trabalhar na busca de uma solução, existem dietas, tratamentos
farmacológicos e terapias que em conjunto podem auxiliar a solucionar ou
amenizar situações graves. E todo e qualquer tratamento iniciado
precocemente terá melhores resultados.
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela ONU em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como marco da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.
Fonte:http://www.autismoinfantil.com.br/
http://www.autismuk.com/
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