segunda-feira, 21 de setembro de 2015

21 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIENCIA

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência


 
 
Nesta segunda-feira, 21, o Brasil comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída pelo movimento social em Encontro Nacional realizado em 1982, e oficializado em 2005 pela Lei nº 11.133, de 14/07/2005, por meio de ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).
 
A razão da escolha da data é pelo fato de  marcar a entrada da primavera e o Dia da Árvore, o que remete à  simbologia do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições da pessoa com deficiência.
 
Segundo dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,9% da população brasileira – 45,6 milhões de pessoas – têm algum tipo de deficiência. Se compararmos os índices atuais com os do Censo de 2000, constata-se que houve um crescimento significativo no número de pessoas que declarou algum tipo de deficiência ou incapacidade. À época, 24.600.256 pessoas, ou 14,5% da população total, assinalaram algum tipo de deficiência ou incapacidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria das pessoas com deficiência vive em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
 
A data, portanto, representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema e uma forma de divulgar a luta do segmento  por inclusão social. Como observa o presidente da INTEGRAR, Marcos Aloise, os avanços nos direitos da pessoa com deficiência começaram a ocorrer depois que o segmento procurou ocupar seus espaços na sociedade. “Somente vamos vencer a barreira atitudinal, ou seja, os preconceitos, quando todos tiverem a consciência de que a pessoa com deficiência merece ter acesso a todos os espaços. E as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência contribuem para a quebra desses preconceitos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário