quarta-feira, 20 de junho de 2012

O MOVIMENTO ASSINE + SAÚDE FOI LANÇADO PELA ASSEMBLEIA DE MINAS




O QUE É


O MOVIMENTO ASSINE + SAÚDE FOI LANÇADO PELA ASSEMBLEIA DE MINAS E PARCEIROS COM O OBJETIVO DE:


• debater os aspectos referentes à recente regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, de 2000;
• lançar a campanha de coleta de assinaturas para apresentação do projeto de lei, de iniciativa popular, propondo o investimento de 10% da receita corrente bruta da União na Saúde Pública.


Um Ciclo de Debates, no dia 13/4/2012, marcou o lançamento da “Caravana da Saúde”, campanha de coleta de assinaturas. em oito municípios mineiros, para apresentação de projeto de lei de iniciativa popular propondo que a União invista na área 10% de sua receita corrente bruta, percentual original que foi retirado do texto regulamentado.


A Emenda 29, sancionada em janeiro deste ano pela presidente Dilma Rousseff, dispõe que os Estados deverão investir em saúde 12% do que arrecadam com impostos e transferências, enquanto os municípios destinarão 15% das mesmas receitas. Para a União, além da retirada do percentual original, de 10% da receita bruta, foi vetada a proposta alternativa de 10% da receita líquida. Assim, a União investirá o mesmo montante do ano anterior, acrescido da variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB).


A iniciativa é parte do movimento conduzido no País pela Ordem dos Advogados do Brasil e pela Associação Médica Brasileira, parceiras da Assembleia por meio de suas representações regionais. juntamente com a OAB-MG, a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel).


O objetivo do movimento é recolher 1,5 milhão de assinaturas, em pelo menos cinco Estados. Cada Estado participante deve contribuir com o mínimo de 43 mil assinaturas.

O QUE É
Ciclo de Debates? Ciclo de Debates é um dos formatos de eventos institucionais realizados pelo Legislativo mineiro. Ele é fruto de uma construção coletiva e é realizado pela Assembleia, em parceria com entidades da sociedade civil e Poder Público, com o objetivo de debater determinado tema sob vários aspectos: social, econômico, técnico, político etc.Geralmente, tem duração de um ou dois dias e é composto por painéis de exposições e debates.Embora os Ciclos de Debates sejam realizados em Belo Horizonte, os cidadãos do interior de Minas Gerais podem assisti-los pela TV Assembleia e podem participar por telefone ou pela internet.Qual é a dinâmica?São realizados painéis de exposições sobre o tema.Ao final das exposições, abre-se espaço para os debates.Em alguns casos, consta da programação do evento a indicação de alguns debatedores, que ficarão incumbidos de comentar a exposição de maneira a incentivar a participação nos debates.O público presente pode participar mediante o encaminhamento de perguntas por escrito ou oralmente.Os cidadãos mineiros que estiverem acompanhando o evento pela TV Assembleia podem participar via site ou ligação gratuita para o número 0800-709-2564, encaminhando seus comentários e perguntas.Como participar?Em alguns casos, basta comparecer à Assembleia Legislativa, na data e no horário do evento, e realizar o credenciamento.Em outros casos, o cidadão deve realizar sua inscrição prévia no site www.almg.gov.br. No dia do evento, os inscritos devem se dirigir ao local do credenciamento para que recebam materiais que porventura estejam disponíveis e o crachá para autorização da entrada no Plenário.Informações específicas acerca de inscrições para os Ciclos de Debates podem ser obtidas no hotsite do evento, na página da Assembleia na internet (www.almg.gov.br); ou no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelo telefone (31) 2108-7800.O participante poderá acompanhar presencialmente as exposições e os debates. Poderá, ainda, se inscrever para realizar perguntas escritas ou orais aos expositores e debatedores.Qual é a importância da participação da sociedade?A verdadeira cidadania compreende algo além da participação na escolha de nossos representantes. A sociedade deve participar de todo e qualquer procedimento democrático que venha a contribuir ou buscar o desenvolvimento municipal, estadual ou federal.Durante um ciclo de debates, o cidadão tem a oportunidade de tirar dúvidas acerca do tema. Isso o qualifica para outras participações em espaços públicos de discussão, dando a ele a possibilidade de contribuir de forma mais efetiva em processos democráticos para a elaboração de propostas de políticas públicas, por exemplo.Além disso, durante os debates, o cidadão pode manifestar sua opinião. Muitas vezes, ele traz uma abordagem completamente diferente de tudo que já foi dito, oferecendo, então, um novo aspecto para análise do tema em debate.




BAIXE o formulário para coleta de Assinaturas 
Apoiamos essa Causa !!!! 
Integrar -
CONTATOS
Informações sobre a programação do Ciclo de Debates
Centro de Atendimento ao Cidadão - CAC
Palácio da Inconfidência
Rua Rodrigues Caldas, 30
(31) 2108.7800
Informações Técnicas sobre o Ciclo de Debates:
Gerência-Geral de Projetos Institucionais
(31) 2108-7686 – gpi@almg.gov.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário